Mel Gibson será o protagonista do filme “The Professor and the Madman”, sobre a criação do Dicionário de Inglês Oxford.

De acordo com o The Hollywood Reporter, Mel Gibson e Sean Penn podem atuar juntos pela primeira vez na adaptação de “The Professor and the Madman”. O livro, escrito por Simon Winchester, conta a história da origem do Dicionário de Inglês Oxford e foi adaptado para as telonas por Todd Komarnicki, John Boorman e mais tarde reescrito por Farhad Safinia, que também escreveu “Apocalypto”, filme produzido e dirigido Gibson.

Gibson, grande fã do livro de Winchester, adquiriu os direitos para o best-seller em 98, no mesmo ano em que foi publicado pela primeira vez no Reino Unido, e só agora resolveu produzir o filme que terá direção do próprio Farhad Safinia, com planos para começar a filmar entre setembro e outubro na Europa.

Conhecida como uma das maiores realizações literárias na história das letras inglesas, a criação do Dicionário de Inglês Oxford começou em 1857 e levou setenta anos para ser concluído. Desenvolvido graças a milhares de mentes brilhantes, o processo de criação que organizou a língua e resultou em mais de 414.800 definições precisas esconde dentro dos seus rituais de criação uma fascinante e misteriosa história sobre dois homens notáveis cuja estranha relação está no centro desse empreendimento histórico.

Gibson está previsto para retratar Professor James Murray, que foi quem começou a compilar o Dicionário de Inglês Oxford em 1857 e liderou a comissão de supervisão. Enquanto o Sean Penn, que ainda está em fase de negociação, deve retratar Dr. William Chester Minor, o ajudante misterioso que enviou mais de 10.000 entradas para a criação do dicionário.