O site theplaylist publicou uma lista com os 50 melhores filmes de ação do Século 21, até agora.

 

Um dos gêneros que mais movimenta a máquina de produção de filmes Hollywoodianos, no melhor da definição do termo, é o gênero de ação. E uma das grandes franquias desse gênero que mais movimenta bilheteria no mundo é a saga do Jason Bourne, que desde 2002 (com o lançamento de “A Identidade Bourne”), mexe com a cabeça de quem acompanha.

“Jason Bourne”, dirigido por Paul Greengrass, que também coescreveu o roteiro, ao lado de Matt Damon e Christopher Rouse, é o quinto filme da série de filmes “Bourne” e sequência do filme de 2007, “O Ultimato Bourne”. A película entrou em cartaz dia 28 de julho e foi, mais uma vez, protagonizado por Matt Damon, e conta com particiações da Alicia Vikander, Tommy Lee Jones, Julia Stiles e Vincent Cassel.

Vale lembrar que a franquia possui cinco filmes lançados, mas apenas quatro deles, até então, foram protagonizados pelo Matt Damon. O quarto filme da sequência, “O Legado Bourne“, foi lançado em 2012 e girou em torno do agente Aaron Cross (Jeremy Renner), que passou pelo mesmo tipo de recrutamento de Bourne no misterioso programa conhecido como Treadstone. Escrito e dirigido por Tony Gilroy, o longa contou com as presenças de Rachel Weisz, Edward Norton, Oscar Isaac, Joan Allen e Albert Finney no elenco.

Mas Bourne à parte, voltando ao assunto do nosso post, perguntamos: qual seria o melhor jeito de comemorar o retorno de “Jason Bourne’ às telonas esse ano para o 5º longa da série? Exato! Com uma listinha marota de grandes produções do gênero, obviamente.

Separamos o top 10 da lista para facilitar a vida de vocês. É só preparar a pipoca e celebrar assistindo:

10. “De Volta ao Jogo” (2014)

John Wick (Keanu Reeves) já foi um dos assassinos mais temidos da cidade de Nova York, trabalhando em parceria com a máfia russa. Um dia, ele decide se aposentar, e neste período tem que lidar com a triste morte de sua esposa. Vítima de uma doença grave, ela já previa a sua própria morte, e deu de presente ao marido um cachorro para cuidar em seu período de luto. No entanto, poucos dias após o funeral, o cachorro é morto por ladrões que roubam o seu carro. John Wick parte em busca de vingança contra estes homens que ele já conhecia muito bem, e que roubaram o último símbolo da mulher que ele amava.

keanu-reeves-john-wick-2468028

“De Volta ao Jogo”

9. “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008)

Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

dark-knight-heath-ledger-christian-bale-768x512

“Batman: O Cavaleiro das Trevas”

8. “Missão Impossível: Protocolo Fantasma” (2011) & “Missão Impossível: Nação Secreta” (2015)

Em “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, quando um ataque terrorista destrói o Kremlin, o governo dos Estados Unidos inicia secretamente o “Protocolo Fantasma”, que acaba com toda a força-tarefa Missão Impossível. Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe são considerados culpados pelo ataque, mas na verdade trata-se de uma operação para que eles possam operar fora das restrições de sua agência. No entanto, Hunt é alertado que, caso algum integrante de sua equipe seja capturado durante a missão, eles serão expostos como terroristas tentando incitar uma guerra nuclear global. Ethan então é forçado a trabalhar com um ex-agente da MI, William Brandt (Jeremy Renner) , que sabe mais sobre seu passado do que ele próprio.

Já em “Missão Impossível: Nação Secreta” O agente da IMF Ethan Hunt (Tom Cruise) é localizado pelo Sindicato, uma organização de assassinos secretos altamente treinados que matam em ordem. Dessa forma, com a ajuda de sua equipe, pretende derrubar o Sindicato, custe o que custar.

ghost-protocol-768x320

“Missão Impossível”

7. “No Limite do Amanhã” (2014)

Quando a Terra é tomada por alienígenas, Bill Cage (Tom Cruise), relações públicas das Forças Armadas dos Estados Unidos, é obrigado a ir para a linha de frente no dia do confronto final. Inexplicavelmente ele acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data repetidamente. A cada morte e renascimento, Cage avança e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt).

the-25-best-sci-fi-films-of-the-21st-century-so-far-24-768x384

“No Limite do Amanhã”

6. “O Ultimato Bourne” (2007)

Jason Bourne é uma arma humana criada e perseguida pela CIA. Após sua última aparição, ele decidiu sumir definitivamente e esquecer sua antiga vida de matador. Entretanto, uma matéria em um jornal de Londres especulando sua existência, faz com que ele se torne um alvo outra vez. O projeto Treadstone, que deu origem a Bourne, já não existe mais, porém serviu de base para um novo projeto: o Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa. O Blackbriar desenvolve uma nova geração de matadores treinados, o governo acredita que Bourne é uma ameaça e deve ser eliminado imediatamente. Ao mesmo tempo, Bourne vê neles a oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele enquanto o Treadstone esteja ativo. Agora, Bourne conta com a ajuda de Nicky Parsons e Pamela Landy para isso.

bourne-ultimatum-768x432

“O Ultimato Bourne”

5. “Exilados” (2006)

O ano é 1998. O lugar: Macau, onde todos buscam a chance de ganhar dinheiro, antes que uma nova era se inicie. Um membro renegado, que está tentando uma nova vida ao lado de sua família, passa a ser procurado por dois mafiosos de Hong Kong. Mas os assassinos entram num dilema quando encontram dois antigos membros da máfia, cuja missão é proteger o alvo a qualquer custo. Uma simples e velha foto de infância nos revela a amizade que existe entre estes homens e o porquê eles serão eternos amigos.

exiled

“Exilados”

4. “Operação Invasão” (2011)

The Raid: Redemption (Indonésio: Serbuan Maut, “O ataque mortal”, também conhecido como The Raid, no Brasil, Operação Invasão) é um filme indonésio de artes marciais, escrito e dirigido por Gareth Evans e protagonizado por Iko Uwais.

Em Jacarta, na Indonésia, o Tenente Wahyu (Pierre Gruno) organiza a invasão de um prédio que, depois de ser abandonado, se tornou o porto seguro do poderoso e cruel traficante Tama (Ray Sahetapy). Para desmontar esse ninho do crime, um time da SWAT invade o local, mas acaba preso numa armadilha no sexto andar. Surpreendidos pela notícia que o tenente Wahyu não informou seus superiores sobre a operação, os agentes resistem sozinhos e com munição limitada.

raid-768x510

“Operaçao Invasão”

3. “O Tigre e o Dragão” (2000)

A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

crouching-tiger-768x512

“O Tigre e o Dragão”

2. “Kill Bill” (2003/2004)

Kill Bill conta a história de vingança da Noiva/Beatrix Kiddo (The Bride/Beatrix Kiddo) interpretada por Uma Thurman contra seus ex-parceiros do Deadly Viper Assassination Squad (Esquadrão Assassino de Víboras Mortais)”. Há várias referências à cultura pop, ao gênero Western Spaghetti, trash, blaxploitation, anime, Velho Oeste e filmes antigos asiáticos de samurai e kung fu (Wuxia).

Na primeira parte o diretor exerce seu poder ao criar uma obra com violência caricata impressionante. Há pitadas de humor e muita ação. Inicia com um provérbio já denunciando o tom do filme: “Revenge is a dish best served cold.”, algo como “A vingança é um prato que se serve frio”.Esta parte da obra mostra a vingança da Noiva contra Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii(Lucy Liu). Há explicações de o que aconteceu após ela ficar 4 anos em coma, sobre o passado de O-Ren Ishii (em anime), onde ela conseguiu a espada Hattori Hanzo e cenas de luta bem coreografadas com destaque para a travada contra Go-Go Yubari (Chiaki Kuriyama), além de uma apresentação musical do grupo de rock japonês, “The 5.6.7.8’s“.

O volume 2, diferentemente da primeira parte, possui menos cenas violentas; há uma preferência pelas falas dos personagens, uma das característica do diretor Tarantino. Neste filme a lista da Noiva vai diminuindo, começando por Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah).Descobrimos também o nome verdadeiro da Noiva, como ela aprendeu a manejar uma espada em cenas muito bem humoradas com o mestre Pai Mei (Gordon Liu) e também vemos a personagem principal ser enterrada viva. O destaque fica para o confronto com Billno final do filme, interpretado por David Carradine e também pela atuação da estreante Perla Haney-Jardine no papel de B.B.

kill-bill-768x516

“Kill Bill”

1. “Mad Max: Fury Road” (2015)

Perseguido pelo seu turbulento passado, Max Rockatansky (Tom Hardy) acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de mais ninguém além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes que atravessa a Wasteland, numa máquina de guerra conduzida por uma Imperatriz de elite, Furiosa (Charlize Theron). Este bando está em fuga de uma Cidadela tiranizada por Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), a quem algo insubstituível foi roubado. Desesperado com a sua perda, o Senhor da Guerra reúne o seu exército e inicia uma impiedosa perseguição aos rebeldes e a mais implacável Guerra na Estrada de sempre.

the-20-best-films-of-2015-21-768x512

“Mad Max: Fury Road”

A lista completa você consegue visualizar aqui.