O filme é uma produção francesa, baseado em um romance de Milena Agus, dirigido por Nicole Garcia e escrito por Jacques Fieschi e pela própria Nicole Garcia, em colaboração com Natalie Carter

De um modo geral, sempre acho que qualquer filme estrelado Marion Cotillard vale a pena ser visto, mas a audiência do Festival de Cinema de Cannes não morreu de amores por esse “Mal de pierres”. O fato de o filme não ter conseguido exibição em festivais como o de Nova Iorque, Toronto e Telluride preocupa os produtores e pode significar uma dificuldade extra em conseguir distribuição nos EUA.

Marion Cotillard in Mal de pierres (2016)

Marion Cotillard em Mal de pierres (2016)

Também estrelado por Alex Brendemühl e Louis Garrel, a história é ambientada no pós-Segunda Guerra Mundial e segue o drama de uma mulher sonhadora de uma pequena cidade do sul da França, que vive um casamento arranjado com um homem que ela não deseja, mas tinha sido gentil com sua família durante a guerra. Constantemente doente, ela vai para um spa para se recuperar e se apaixona por um veterano em quem ela encontra a paixão.

Aqui está a sinopse oficial:

Gabrielle vem de uma pequena aldeia no sul da França, em um tempo em que sonhar com um amor verdadeiro é considerado escandaloso, e até mesmo um sinal de insanidade. Seus pais arranjam seu casamento com José, um trabalhador agrícola espanhol, honesto e amoroso que eles acham que vai fazer dela uma mulher respeitável. Apesar da devoção de José, Gabrielle jura que nunca vai amá-lo e vive como uma prisioneira confinada em uma sociedade convencional, pós-Segunda Guerra Mundial, até o dia em que ela é mandada para fazer um tratamento nos Alpes para curar suas pedras nos rins. Lá ela conhece André Sauvage, um veterano da Guerra da Indochina, que reacende a paixão enterrada dentro dela. Ela promete que eles vão fugir juntos, e André parece compartilhar desse desejo. Será que alguém vai conseguir tirar o direito que ela tem de seguir seus sonhos?

“Mal de pierres” entra em cartaz na França no dia 19 de outubro e ainda não tem data de estreia aqui no Brasil.