O filme foi dirigido por Stephen Gaghan e escrito por Patrick Massett e John Zinman em parceria com o próprio Gaghan. A película é estrelada por Matthew McConaughey, Édgar Ramírez, Bryce Dallas Howard, Joshua Harto, Timothy Simons e Michael Landes

Matthew McConaughey está tendo um ano difícil. Seu filme “Um Estado de Liberdade”, particularmente, não foi um sucesso de bilheteria, e a crítica não perdoou o “The Sea of Trees”, que teve uma estreia sem brilho Cannes antes de se dirigir aos cinemas. Mas, com a estreia de “Gold”, o ator ainda tem uma última chance de terminar 2016 com uma nota alta no boletim. O drama dirigido Stephen Gaghan por promete fazer bonito na temporada de premiações.

O filme é um antigo projeto de Michael Mann, diretor de Inimigos Públicos (2009), e é baseado em um escândalo real que envolveu a mineradora Bre-X Minerals Ltd. Na década de 90 a companhia anunciou a descoberta de um grande depósito de ouro na Indonésia, fazendo com que suas ações disparassem, mas tudo não passou de uma grande fraude.

“Gold” segue a história do garimpeiro que se dirigiu a Bornéu e encontrou a suposta fortuna, apenas para perceber que se tornar rico poderia ser muito mais difícil do que ele imaginava. O filme, aparentemente, vai apostar numa vibe “vintage”, recordando clássicos como “O Tessouro de Sierra Madre”, mas o diretor afirma que a produção é um grande entretenimento que vai prender a atenção do espectador.

Matthew McConaughey pode, mais uma vez, ser o grande favorito para levar o Oscar de Melhor Ator em 2017, assim como aconteceu em 2014 com Clube de Compras Dallas”, quando ele acabou levando a estatueta pra casa. O ator sofreu mais uma grande transformação para o personagem, ficando careca e fora de forma, praticamente irreconhecível.

A estreia de “Gold” está marcada para 25 de dezembro nos EUA, de olho na temporada de premiações, mas ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.