É um filme americano escrito e dirigido por Kelly Reichardt, baseado no coleção de contos “Both Ways Is the Only Way I Want It” de Maile Meloy. O longa é estrelado por Laura Dern, Kristen Stewart, Michelle Williams e Jared Harris

Embora a escritora e diretora Kelly Reichardt (Wendy and Lucy) tenha conseguido nomes cada vez maiores e mais comerciais para atuar em seus filmes, isso não tem mudado em nada seu jeito característico de dirigir. Sua abordagem única e sem pressa, em filme lentos e dramáticos continua presente, como vemos, no trailer do seu mais recente trabalho “Certain Women”, que traz grandes talentos à tela.

Co-produzido por Todd Haynes e estrelado por Laura Dern, Kristen Stewart, Michelle Williams, James Le Gros, Jared Harris, Lily Gladstone e Rene Auberjonois, o filme é um drama completamente estruturado em três mulheres que se cruzam em uma pequena cidade do interior dos EUA. Cada ato baseia-se em um conto da coleção “Both Ways Is the Only Way I Want It” da escritora Maile Meloy.

Aqui está a sinopse oficial:

Kelly Reichardt dirige um notável elenco liderado por Michelle Williams, Kristen Stewart, e Laura Dern neste olhar único sobre três mulheres que se esforçam para forjar seus próprios caminhos em meio às planícies do noroeste americano: uma advogada (Laura Dern), que tenta resolver uma situação envolvendo reféns ao mesmo tempo em que tenta acalmar seu cliente insatisfeito (Jared Harris) por meio de um acordo de compensação. Uma esposa e mãe (Michelle Williams), cuja determinação para construir a sua casa dos sonhos a coloca em desacordo com os homens de sua vida; e uma jovem advogada (Kristen Stewart), que, inadvertidamente, encontra-se ensinando, duas vezes por semana, em uma turma de educação para adultos, há quatro horas de sua casa. Essas histórias se cruzam de forma sutil, mas poderosa, num retrato de indivíduos imperfeitos, mas de temperamento forte, no processo de autoconhecimento.

“Certain Women” teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance, em 24 de janeiro de 2016 e recebeu aclamação da crítica com bons comentários sobre a sua estreia. Noel Murray, crítico estadunidense, deu nota 9 ao filme e disse que ele é “absolutamente fascinante” e elogiou o “efeito hipnotizante” do ritmo lento. Guy Lodge elogiou, especialmente, a diretora Reichardt quem chamou de “a mais quieta dentre os grandes cineastas norte-americanos”. O The Guardian deu ao filme 4 de 5 estrelas e o site Rotten Tomatoes deu uma pontuação média de 8,2. O The Hollywood Reporter disse que o filme parece um “conto requintado”destacou a atuação da novata Lily Gladstone, mas chamou o longa, como um todo, de “um tanto acadêmico e seco”.

“Certain Women” será exibido esse mês no Festival Internacional de Cinema de Toronto e no Festival de Cinema de Nova York, e entra em cartaz oficialmente, nos EUA, no dia 14 de outubro de 2016, ainda sem data para estreia aqui no Brasil.

certain_women

Certain Women (2016)