O filme é uma parceria entre EUA e China, dirigido por Yimou Zhang e escrito por Max Brooks, Carlo Bernard, Doug Miro, Edward Zwick, Tony Gilroy e Marshall Herskovitz

Embora a China tenha se tornado um importante mercado cinematográfico mundial, o público no país ainda tem uma relação relativamente difícil com Hollywood. No mês passado, o The Wall Street Journal relatou como os espectadores no país não suportam mais ver atores chineses em papéis fugazes nos grandes blockbusters hollywoodianos.

Porém esse não parece ser o caso de “A Grande Muralha“, que promete ser um grande sucesso no país. Embora protagonizado por Matt Damon, um ator ocidental, o filme é dirigido pelo chinês Yimou Zhang e conta com um elenco predominantemente chinês e segundo o próprio diretor, esse não será um filme de visão clássica hollywoodiana, na qual o salvador é sempre o mocinho norte-americano e todo o resto do filme está ali para antagonizar o ato heroico daquele mocinho.

“Esse filme é o oposto do que estão sugerido. Pela primeira vez fizemos um filme profundamente enraizado de cultura chinesa e com um dos maiores elencos de chineses já escalado. Eu acredito que é uma tendência que deve ser abraçada por nossa indústria”, disse Yimou Zhang em um comunicado à imprensa.

“Nosso filme não é sobre a construção da Grande Muralha. Matt Damon não está fazendo um papel que deveria originalmente ser interpretado por um ator chinês, a chegada de seu personagem em nossa história é um importante ponto de virada. Há cinco heróis principais nessa história e Matt Damon é apenas um deles – os outros quatro são todos os chineses. Como diretor de mais de 20 filmes em língua chinesa eu não lançaria um filme de maneira que não transparecesse verdade na minha visão artística. Todos que assistirem ao filme e ligarem os fatos vão concordar com isso”.

Bem, com isso em mente, aqui está o mais recente trailer do filme que é ambientado no século XV, na China, e narra um conto de ficção sobre quais as reais intenções dos chineses com a construção da grande muralha.

“A Grande Muralha” entra em cartaz no dia 16 de fevereiro de 2017, aqui no Brasil.