Como sabemos, a quantidade de filmes com roteiros produzidos exclusivamente para os cinemas, normalmente, é bem menor do que o número de filmes produzidos a partir de uma obra literária. Porém, isso não quer dizer que uma categoria seja pior do que a outra, a única diferença é o volume de filmes submetidos em cada uma delas. No final das contas apenas 5 filmes são escolhidos para concorrer cada uma das suas respectivas categorias e apenas 1 filme, em cada categoria, leva a estatueta pra casa.

Apesar do claro favoritismo ao musical “La La Land: Cantando Estações” em diversas categorias, aqui, o novo filme de Kenneth Lonergan, “Manchester À Beira-Mar“, consegue roubar um pouco a cena prometendo não dar sossego aos roteiristas de “La La Land“.

Ademais, apesar da disputa acirrada entre os dois citados filmes, uma novidade surgiu nesses último mês! Com a saída de “Moonlight” da categoria de Melhor Roteiro Original, o filme “O Lagosta” de Yorgos Lanthimos ganhou um espaço na lista de mais cotados para conseguir uma indicação na categoria.

Veja nossas apostas finais:

melhor-roteiro-original

TOP 05

Kenneth Lonergan, “Manchester À Beira-Mar” ◘ ◘ ◘

Damien Chazelle, “La La Land: Cantando Estações” ◘ ◘ ◘

Taylor Sheridan, “A Qualquer Custo” ◘ ◘ ◘

Noah Oppenheim, “Jackie” ◘ ◘ ◘

Efthymis Filippou e Yorgos Lanthimos, “O Lagosta” (new)


Outras Possibilidades:
Mike Mills, “20th Century Women
Matt Ross, “Capitão Fantástico
Nicholas Martin, “Florence: Quem é Essa Mulher?
Anthony Bagarozzi, Shane Black, “Dois Caras Legais
Kelly Fremon Craig, “Edge of Seventeen


Legenda:

◘ – cada quadradinho representa o número de vezes que o filme apareceu no Top 05 das minhas 3 listas de previsões. A primeira em Set/Out, a segunda em Nov/Dez e esta última agora em Janeiro.