Mês passado saiu a lista de indicados ao Oscar 2017 e no começo dessa semana, para animar essa temporada de premiações, postamos a primeira parte de uma lista com algumas curiosidades relacionadas aos números envolvendo os nomeados deste ano à premiação.

Como prometido, voltamos agora com a segunda parte da lista e para que não viu o primeiro post é só clicar no link abaixo:


 Leia mais: Oscar 2017 | Veja os números da Premiação! (parte 1)


Veja a continuação da lista:

 

Meryl Streep e Natalie Portman5 – Foi o número de dobradinhas este ano, ou seja, 1 artista com 2 nomeações. Damien Chazelle, Barry Jenkins e Kenneth Lonergan foram todos indicados para Melhor Diretor e Melhor Roteiro, enquanto Denzel Washington foi indicado para Melhor Ator e por seu trabalho como produtor do filme “Cercas”; E Theodore Melfi foi indicado a Melhor Filme por “Hidden Figures” e também para Melhor Roteiro Adaptado.

5 – É o número de atores que já ganharam alguma estatueta do Oscar antes. Denzel Washington (por Tempo de Glória e Dia de Treinamento), Meryl Streep (por A Escolha de Sofia, Kramer Vs. Kramer e A Dama de Ferro), Natalie Portman (por Cisne Negro), Jeff Bridges (por Coração Louco) e Nicole Kidman (por As Horas).

5 – É o número de nomeados que não são americanos: Dev Patel e Naomie Harris são britânicos, Isabelle Huppert é francesa, Ruth Negga é irlandesa e Nicole Kidman é australiana. Natalie Portman e Andrew Garfield ambos têm cidadania dupla: Portman nasceu em Jerusalém (pai israelita e mãe americana) e se mudou para os EUA aos 3 anos de idade; Enquanto Garfield, se mudou para o U.K. também aos 3 anos de idade, mas nasceu em Los Angeles, nos EUA (pai americano e mãe britânica). No ano passado, 10 dos indicados foram provenientes de fora dos EUA.

michelle-williams-in-manchester-by-the-sea-2016

4 – Foi o maior número de indicações para um ator ou atriz que nunca conseguiu ganhar na categoria indicada. Michelle Williams foi indicada por O Segredo de Brokeback Mountain, Namorados para Sempre e Sete Dias com Marilyn e agora conseguiu sua 4ª indicação por Manchester À Beira-Mar. E Viola Davis é a próxima da lista com 3 indicações (DúvidaHistória Cruzadas e Cercas) e nenhum prêmio, até agora.

moonlight-tryptch-barry-jenkins-poster

4 – Foi o número de filmes (da lista de Melhor Filmes) que receberam duas indicações nas categorias de atuação este ano: Cercas (para Denzel Washington e Viola Davis), La La Land: Cantando Estações (para Ryan Gosling e Emma Stone), Moonlight: Sob a Luz do Luar (para Mahershala Ali e Naomie Harris) e Lion: Uma Jornada Para Casa (para Dev Patel e Nicole Kidman). No ano passado, 5 filmes alcaçaram esse feito.

4 – Foi o número de diretores indicados pela primeira vez este ano na categoria de Melhor Direção – apenas Mel Gibson já foi indicado antes nessa categoria e venceu por “Coração Valente“. No entanto, Damien Chazelle (diretor de “La La Land”) já foi indicado antes a Melhor Roteiro Adaptado por Whiplash, e Kenneth Lonergan (diretor de “Manchester À Beira Mar”), tem uma indicação a Melhor Roteiro Original por Conte Comigo e Gangues de Nova York.

Emma Stone e Andrew Garfield

4 – É o número de atores indicados com menos de 40 anos (Lucas Hedges, Dev Patel, Andrew Garfield e Ryan Gosling). E também é o número de atriz nomeadas com menos de 40 anos (Emma Stone, Ruth Negga, Natalie Portman e Michelle Williams).

4 – Foi o número de indicados a Melhor Documentário dirigido ou co-dirigido por diretores negros (exceto “Fire At Sea”).

hidden-figures-750x315_orig.png

3 – Foi o menor número de indicações para um dos nomeados ao Oscar de Melhor Filme: “Estrelas Além do Tempo“, que além de Melhor Filme só foi indicado a Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante por Octavia Spencer.

3 – Foi o maior número de indicações que um filme recebeu sem ter sido indicado na categoria de Melhor Filme: “Jackie“, que foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Trilha Original.

Barry Jenkins 'Moonlight'

3 – Foi o número de cineastas afro-americanos nomeados para Melhor Diretor até os dias de hoje, quando o Barry Jenkins tornou-se o 4º cineastas afro-americano nomeado na categoria (John Singleton, Lee Daniels e Steve McQueen foram os antecessores – nenhum deles levou a estatueta na referida categoria).

2 – Foi o número de atores que participaram de mais de um filme, dentre os indicados na categoria de Melhor FilmeJanelle Monae e Mahershala Ali, que estão tanto em “Moonlight” quanto em “Estrelas Além do Tempo“. Tom Hardy e Domhnall Gleeson conseguiram esse feito no ano passado.

Finn Wittrock e Ryan Gosling

2 – Foi o número de atores que participaram de um dos indicados a Melhor Filme este ano e também estiveram em um dos indicados no ano passado: Ryan Gosling e Finn Wittrock. Ambos estavam em “A Grande Aposta” na última vez e estão em “La La Land: Cantando Estações” desta vez.

2 – Foi o número de atores indicados com menos de 30 anos (Lucas Hedges e Dev Patel).

1 – Foi o número de filmes com três atores indicados: “Manchester à Beira Mar“, com indicações para Casey Affleck, Michelle Williams e Lucas Hedges. Nenhum filme conseguiu o feito no ano passado (“Birdman” conseguiu em 2015 com Michael Keaton, Edward Norton e Emma Stone)

emma_1_orig

1Número de atrizes indicadas com menos de 30 anos (Emma Stone).

0 – Foi o número de atores/atrizes que também foram nomeados no ano passado. No Oscar de 2016 o Eddie Redmayne foi indicado pela 2ª vez consecutiva: em 2015 por A Teoria de Tudo e em 2016 por A Garota Dinamarquesa. Da mesma forma, Mark Ruffalo também conseguiu uma indicação consecutiva: em 2015 por Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo e em 2016 por Spotlight: Segredos Revelados. Antes disso ele já tinha sido indicado em 2011 por Minhas Mães e Meu Pai.